Como usar melhor o seu site em tempos de crise

Publicado em 23 de março de 2020 por Augusto Pereira
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Seu site pode ser um grande aliado em momentos difíceis. Esta dica vai para quem já tem um site e quer saber o que é importante se preocupar para gerar novos negócios ou até mesmo manter negócios já existentes.

Separei aqui 3 dicas básicas para que você empreendedor possa ficar ligado no que fazer para extrair o máximo de benefícios da ferramenta que já possui.

Dica #1: Cuide da saúde do seu site

Aproveite este momento para manter o seu site atualizado e otimizado para que seu cliente encontre seu site com facilidade e também possa acessá-lo de forma rápida. Existe um estudo que diz que se seu site demora mais de 5 segundos para carregar, mais de 25% do seu público deixará de acessá-lo. Portanto, invista algum tempo cuidando para que seu site performe bem, tanto em Desktops, quanto em Smartphones. A figura abaixo mostra o carregamento rápido de uma página na versão mobile:

Page Speed Insights – Mobile

Nesta mesma ferramenta é possível visualizar também o carregamento para a versão Desktop:

Page Speed Insights – Desktop

Para que você mesmo possa testar o desempenho do seu site, acesse o link:

Page Speed Insights

Você verá que além de mostrar como seu site está performando, ele mostrará também pontos de atuação para que o site seja otimizado. Diante disso, você mesmo poderá executar os ajustes, ou contratar profissional especializado para isso.

Dica #2: Crie um público ou mantenha seu público engajado

Se você já tem uma audiência, seja através das redes sociais, um blog, ou grupos do Whatsapp, mantenha seu público perto de você. Você poderá auxiliar as pessoas que já confiam no seu trabalho dando orientações de como crescer mesmo em momentos de dificuldades. Essa não é uma tarefa fácil, mas a criatividade é que conta aqui.

Crie conteúdos relevantes, que possam instruir e também orientar as pessoas conectadas à você. Se seu negócio já é totalmente online, busque compartilhar as ferramentas que usa no dia-a-dia para auxiliar as pessoas. Em contrapartida, se seu negócio é presencial, compartilhe o que tem feito para inovar e gerar novas oportunidades. Com certeza algumas pessoas se identificarão com um ou dois pontos e você estará fazendo diferença no negócio delas.

Caso você ainda não tenha uma audiência formada, este é um momento para começar. Existem pessoas em busca de informação sobre como inovar neste momento. Da mesma forma, crie conteúdos relevantes e comece a formar um público para compartilhar suas ações e ideias. Esse público irá continuar com você mesmo após a turbulência passar.

Com o seu site, uma ótima forma de criar uma audiência é disponibilizando e-book gratuitos ou até mesmo publicações frequentes no seu blog. Não deixe de criar formas para que as pessoas possam se cadastrar a uma newsletter ou fazer parte de uma lista de transmissão.

Dica #3: Simplifique seu fluxo de captação

Às vezes, as pessoas não têm entrado em contato com você, pois seu fluxo de captação / contato tem sido muito longo ou confuso. Reveja como estão os formulários de contato do seu site, teste-os para ter certeza que estão funcionais e corte etapas caso veja que é necessário.

Mantenha um formulário simples para contatos mais rápidos pedindo apenas nome, e-mail e telefone. E em um segundo momento, caso precise de mais informações, peça-os diretamente à pessoa já pelo e-mail ou pelo telefone. Isso agiliza o contato e permite que a pessoa se sinta atendida de forma mais rápida.

Dica extra: Fortaleça sua participação em grupos especializados

Aqui vai uma dica extra, fora do contexto do seu site.

Provavelmente você já participa de alguns grupos relativos ao seu negócio, certo? Se não, este é o momento de buscar participar e ver o que as pessoas têm feito para manter o negócio delas ativos.

Busque participar de grupos especializados. Aqueles que realmente são da sua área de atuação. Mantendo profissionais do mesmo ramo por perto, pode fomentar oportunidades entre os participantes do grupo. Pode ser que determinado profissional vislumbre alguma oportunidade e não tenha capacidade de atender em um curto espaço de tempo. Tendo pessoas boas por perto, com certeza haverá compartilhamento e geração de negócios para outros.

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